
Olá blogueiros!
Eu sou Carolina Vaz e serei responsável pela coluna Biografia da Moda. Aqui vou deixá-los por dentro dos nomes mais conhecidos, renomados e, principalmente, desejados da moda! Estilistas famosos do mundo e do Brasil irão ser pauta dos meus textos, para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre quem faz e fez tendências.
Na minha primeira postagem no A Moda Viva, nada melhor do que escrever sobre a mulher que revolucionou a moda na década de 20, com estilo, personalidade e elegância: Gabrielle “Coco” Chanel, criadora da grife homônima, Chanel. Começou a carreira com uma loja de chapéus, abusando da simplicidade e abominando o exagero. O que marcou a sua vida de estilista foi a quebra de normas ditadas da época, que faziam com que as moças usassem roupas desconfortáveis e rígidas. Coco libertou-as, misturando os trajes masculinos e femininos, fazendo o que jamais seria possível imaginar. Tudo isso sem ostentação, valorizando a simplicidade e o conforto. Afinal, para a grife Chanel, simplicidade é a chave da elegância.
A famosa bolsa a tira colo Chanel, com as alças de correntes douradas, o colar de pérolas, as calças boca-de-sino (criadas depois de uma viagem à Veneza, pois notou que facilitava o acesso às gôndolas), e, principalmente, o “pretinho básico”, foram criações de Coco. Esse último foi, inclusive, publicado pela primeira vez no ano de 1926 e chamado pela revista Vogue de “Ford dos vestidos”, em uma alusão a marca de carros famosa da época e que os fabricava em massa. Hoje, esse tipo de roupa é fundamental no guarda-roupa das mulheres, que a tem como trunfo para estar bem vestida em qualquer ocasião.
Apesar da passagem dos anos, o estilo criado por Chanel continua atual. Nas faculdades de moda, ele é referência para criações e tema fundamental para a disciplina de História da Moda. A estudante Priscila Pedrosa, 23, confirma a importância da estilista na evolução fashion. “Chanel não é moda, é mais que isso. As criações dela estão presentes em vários modelos de outros estilistas. Ela é um ícone e um exemplo a ser seguido”, diz.
A primeira mulher a brilhar no ofício de vestir mulheres criou um grande império, onde se cria e vende bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes desejados pelo gênero feminino. Além disso, seus modelos e tendências foram imitados por vários estilistas, o que confirma ainda mais sua soberania.
A própria Coco tinha consciência de tudo isso. "Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda", afirmou.
Filme
Está nos cinemas o filme “Coco antes de Chanel”, que conta a vida da estilista antes de se tornar mundialmente conhecida. Vale a pena conferir!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Chanel: 8 décadas de história. Tendência que independe do tempo!
Postado por Redação ModaViva às 18:53
Marcadores: Biografia da Moda
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário